dê livros assustadores no halloween
Mercado Editorial

Dê livros assustadores no Halloween

Dê livros assustadores no Halloween.

Por ocasião do Dia das Crianças, o blog fez uma campanha sugerindo que, em vez de brinquedos, fossem dados livros de presente para as crianças. Muitas gostaram e aderiram à ideia. Pois navegando pela internet tomei conhecimento da campanha que o escritor Neil Gaiman, conhecido por suas histórias sombrias de fantasia, vem fazendo e que é prima-irmã da nossa. Dê livros nesse Halloween (All Hallow’s Read: Give a Book this Halloween, em inglês) sugere que, nos países em que se comemora a data, a busca por doces embalada pelo tradicional “Gostosura ou travessura?” seja substituída por livros assustadores, para entrar no clima da festa. Conheça abaixo a campanha e também as sugestões do blog de livros assustadores para você comemorar como sugere Neil Gaiman.

Neil Gaiman: All Hallow's Read

Neil Gaiman e a campanha para dar livros assustadores

Qualquer circunstância em que há livros envolvidos o blog se anima. Pois foi isso que aconteceu quando conhecemos a campanha do escritor Neil Gaiman, que propõe dar livros assustadores nesse Halloween em vez dos tradicionais doces de ocasião. O dia 31 de outubro é na próxima quinta-feira e você pode nem gostar muito da comemoração da data aqui no Brasil, mas há de convir que é uma ótima ideia aproveitar a oportunidade para conhecer alguns livros assustadores clássicos, e outros mais recentes. Seguindo o espírito da campanha, o blog vai sugerir alguns livros para te inspirar a entrar no clima da comemoração, divididos em infantojuvenis e adultos.

E que tal ser apresentado à campanha pelo próprio criador? No vídeo abaixo Neil Gaiman explica sua ideia (o vídeo está em inglês):

Livros assustadores infantojuvenis

livros assustadores

alameda abóbora, halloweenAlameda Abóbora, 76, de Chris Mould (Editora Salamandra)

Na casa assustadora moram seres estranhos, como o tio Igor, o proprietário malvado de 108 anos de idade, que adora trancar portas e receber dinheiro do aluguel. Ele pretende alugar um quarto da casa ao leitor e o convida para dar um passeio para conhecer melhor os moradores. Doutor Entranhas, Wilf, o esquisito, Penny Horrorosa e Baron Von Caninos são alguns dos terríveis monstros que as crianças encontrarão rondando os cômodos da casa. Escrito e ilustrado por Chris Mould, o livro aberto se transforma em um grande casarão, onde as crianças brincarão com os personagens desta horripilante e divertida história.

alfabeto perigoso, livros assustadoresO Alfabeto Perigoso, de Neil Gaiman, ilustrações de Gris Grimley (Editora Rocco)

Duas crianças corajosas e uma pequena gazela de estimação – carregando um mapa do tesouro – embarcam em uma viagem arriscada e assustadora por 26 versos alfabéticos. Com um cenário repleto de monstros, trolls, bruxas, fantasmas, criaturas com hábitos alimentares duvidosos e outros seres extremamente perigosos, o ilustrador Gris Grimly cria uma atmosfera sádica e ao mesmo tempo sombria que permeia a obra de Neil Gaiman, considerado um dos dez escritores vivos mais importantes da pós-modernidade pelo Dictionary of Literary Biography.

algo sinistro vem por aí, livros assustadoresAlgo sinistro vem por aí, Ray Bradbury (Editora Bertrand Brasil)

O livro traz uma história de horror, magia e poesia na qual dois garotos precisam enfrentar criaturas ameaçadoras dentro de um misterioso parque de diversões itinerante… que parece não ter origem nem destino: é cíclico e carrega a força de símbolos e verdades que servem plenamente para representar a existência real e suas eternas conquistas, frustrações, ameaças e dúvidas.

aniversário no cemitério, livros assustadoresAniversário no cemitério, de Alexandre de Castro Gomes, ilustrações de Cris Alhadeff (Escrita Fina Edições)

Com um quê de Tim Burton à brasileira, este livro apresenta em versos os detalhes divertidíssimos dessa festa sui generis. Já imaginou uma festança com muita gente morta, caixão de madeira e coroas de flores? Dentre os convidados, o fantasma do monge, o Lobisomem, uma bruxa feiosa e outras figurinhas vindas do necrotério. Detalhes excêntricos à parte, a celebração se revela não muito diferente de qualquer outra, com direito a cena de ciúme e reclamação dos vizinhos.

condomínio dos monstros, livros assustadoresCondomínio dos Monstros, de Alexandre de Castro Gomes, ilustrações de Cris Alhadeff (Editora RHJ)

A Múmia precisa do seu descanso de 1000 anos, mas seus vizinhos barulhentos não estão muito dispostos a colaborar. Acompanhe essa e outras confusões na divertida reunião de condomínio em um prédio onde moram o Drácula, o Saci, o Bicho Papão, o Frankenstein e outros famosos personagens.

 

coraline, livros assustadoresCoraline, de Neil Gaiman, ilustrações de Dave McKean (Editora Rocco)

Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta da sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento “vazio” no quarto andar do prédio. Só que o apartamento não tem nada de desabitado e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais.

onde vivem os monstros, livros assustadores Onde vivem os monstros, Maurice Sendak (Editora Kalandraka)

Por pouca coisa, Max é sumariamente mandado para a cama sem jantar, quando uma floresta mágica começa a brotar em seu quarto, levando-o a uma ilha da sua imaginação controlada por pequenas feras selvagens que coroam o garoto como o rei do lugar.


 

Livros assustadores adultos

dê livros assustadores no halloween

nas montanhas da loucura, livros assustadoresAs montanhas da loucura, de H.P. Lovecraft (Editora Hedra)

O livro ‘Nas montanhas da loucura’ é narrado pelo sobrevivente de uma malfadada expedição a pontos ainda inexplorados no Pólo Sul, a história se apresenta sob a forma de um alerta quanto aos perigos de desbravar os recônditos isolados da Terra, que sob a brancura do manto glacial ocultam horrores ancestrais. O volume traz um apêndice com as anotações feitas por Lovecraft para a composição da novela, uma carta escrita ao correspondente Frank Belknap Long em que discute a transição do horror sobrenatural para a ficção científica e uma tradução em verso do soneto ‘Antarktos’.

drácula, livros assustadoresDrácula, de Bram Stoker (Editora Martin Claret)

Bram Stoker (1847-1912) é o criador genial de uma das mais famosas e horripilantes histórias de terror de todos os tempos. Baseado no folclore da Transilvânia e num personagem real (o rei Vlad, o Empalador), redigiu um relato que tem assombrado gerações consecutivas de leitores. Num castelo desolado nas sombrias florestas da Transilvânia, um jovem inglês é mantido em cativeiro, à espera de um destino terrível. Longe dele, sua noiva bela e jovem é atacada por uma doença misteriosa que parece extrair o sangue de suas veias. Por trás de tudo, a força sinistra que ameaça suas vidas: Conde Drácula, o vampiro vindo do fundo dos séculos.

 

carrie, a estranha, livros assustadoresCarrie, a estranha, de Stephen King (Editora Objetiva)

Carrie, A Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram.

Frankenstein, livros assustadoresFrankenstein, de Mary Shelley (Editora Martin Claret)

Mary Shelley (1797-1851), mulher do poeta inglês Percy B. Shelley, escreveu Frankenstein para participar de um concurso de histórias de terror realizado na intimidade do castelo de Lord Byron. Mesmo competindo com grandes gênios da literatura universal, acabou redigindo esta que é uma das mais impressionantes histórias de horror de todos os tempos. A história do dr. Victor Frankenstein e da monstruosa criatura por ele concebida vem fascinando gerações desde que foi publicada há mais de cem anos. Brilhante história de horror, escrita com fervor quase alucinatório, Frankenstein representa um dos mais estranhos florescimentos da imaginação romântica.

histórias extraordinárias, livros assustadoresHistórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe (Editora Martin Claret)

Nestes contos  Edgar Allan Poe imaginou algumas das mais conhecidas histórias de terror e suspense da literatura, tramas que migraram da ficção direto para o imaginário coletivo do Ocidente. É o caso de “O gato preto”, a tenebrosa história de um assassinato malogrado, ou de “O poço e o pêndulo”, que apresenta uma visão macabra da ansiedade da morte. Pioneiro dos contos de mistério, como “A carta roubada” e “O escaravelho de ouro”, Poe deu a seus personagens notável profundidade psicológica.

livro do cemitério, livros assustadoresO livro do cemitério, de Neil Gaiman (Editora Rocco)

Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família. Este é o cartão de visitas de O livro do cemitério. Com um começo sombrio e violento, diferente do seu habitual, o escritor inglês provoca arrepios no leitor.


o médico e o monstro, livros assustadoresO médico e o monstro, de Robert Louis Sevenson (Editora L&PM)

As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll.
Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino?
Assim começa uma das mais cérebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação.

os sete, livros assustadores Os sete, de André Vianco (Editora Novo Século)

Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres aprisionados, acusados de bruxaria.
Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, A equipe do departamento de história da Universidade Soares de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda.

Quer saber mais sobre a campanha e outras dicas de livros assustadores? Acesse o site oficial.

Que livros você incluiria nessas listas?

all hallow's read, livros assustadores

Ronize Aline

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Leia também...